quarta-feira, 22 de junho de 2011




Sou da cidade de Jaú, interior de São Paulo, segundo filho de Luzia e Pedro. Minha comunidade de origem é Nossa Senhora Auxiliadora, onde até 2007 ajudei como catequista e como parte da coordenação de jovens. Pude vivenciar a experiência de trabalho numa fábrica de calçados, atividade comum na minha cidade. Aos 17 anos entrei para o seminário da diocese de São Carlos, no Propedêutico, em Jaú para uma primeira experiência, éramos nesse ano 14 jovens. Nesse primeiro momento de resposta vocacional via que Deus colocava em minha vida irmãos que seriam auxilio fraterno nos momentos de sofrimento e de alegria ao longo da minha história.
Depois em 2008 ingressei no seminário Maior João Paulo II, na cidade de São Carlos, lá fiquei durante três anos cursando filosofia no Instituto de Filosofia Santo Tomás de Aquino. Nesse tempo pude perceber que Deus me moldava, bem como, oferecia-me condições para dar razões àquilo que eu acreditava, minha fé crescia ao passo que eu me abria para discernir qual era o chamado de Deus na minha vida.
Durante todo esse período formativo sempre me dediquei muito ao trabalho com a juventude, passei por diversas paróquias e em todas o rosto jovem de Deus estava lá, expresso e presente nos rostos dos inúmeros jovens daquela comunidade.
Sempre quis ser palhaço, cheguei até a querer ir embora com o circo, não fui é claro, mas aprendi a fazer mágicas quando adolescente, e em 2008, para poder falar mais de perto com os jovens da paróquia em que eu trabalhava, bem como para conquistá-los, comecei um projeto de evangelização com as mágicas, esse projeto se transformou em programa e o Portal diocesano da diocese de São Carlos gravou vídeos com o nome de Evangelicando.  Não pude ser palhaço, mas hoje levo alegria a muitos corações e sou feliz por isso. Atualmente moro na cidade de Campinas e curso o primeiro ano de Teologia na PUC Campinas. Nesses quatro anos de seminário, aprendi que vale a pena se doar pelo Reino e que vocação é sinônimo de felicidade, quando você descobre qual o chamado de Deus em sua vida, você é feliz, seja no matrimônio, no sacerdócio, ou no celibato.
Tenho 22 dois anos, não vivi tanto assim, mas tenho bastante coisa da vida pra contar. Paro por aqui, mas será um prazer falar com você, caro leitor, estimada leitora, e conhecer também sua vida, sua vocação, bem como partilhar um pouco mais da minha. Deus abençoe a todos! Foi um prazer partilhar um pouquinho de minha vocação com vocês e fica aí o convite: vamos juntos trabalhar por um Reino de amor! Coragem!

Robson Luiz C. de Camargo

Blog: www.robinhocaramano.blogspot.com

Twitter: @robinhocaramano

Nenhum comentário:

Postar um comentário