sexta-feira, 12 de agosto de 2011

TESTEMUNHO VOCACIONAL



           Caríssimos amigos.

Sou Salesiano Pe. Vinicius Ricardo de Paula e gostaria de partilhar um pouco da minha historia vocacional.


Aos 11 anos de idade já estava no oratório São Domingos Sávio na cidade de Piquete onde nasci e cresci. Morei com minha família (Mãe - Maria Auxiliadora e Pai - Luis Carlos (falecido em 1994) participando do convívio deles até a entrada no seminário em Pindamonhangaba (em 02.02.1995).


Algo que eu gosto sempre se ressaltar, minha vocação não surgiu do nada. Minha vocação amadureceu na convivência sadia do oratório festivo. Fui coroinha, ajudante nas atividades do oratório, catequista, e realiza o que os salesianos deste tempo confiavam a mim. Realmente eu me senti muito amado. E no meio de todas estas atividades eu quis ser como esses salesianos eram, dedicados ao trabalho no meio dos jovens sendo sinal de Deus para eles.


Durante minha caminhada eu parei a vida do seminário durante um ano para aprofundar alguns pontos de minha caminhada e pude sentir realmente o apoio dos salesianos que me acompanharam. Retornei a são Carlos fazendo minha primeira profissão religiosa no dia 26.01.2002.


O conhecer Deus para bem anunciá-lo e o dever de todo cristão. Isto me motivava a querer ser de Deus. A teologia veio de encontro para esse conhecimento. Ordenei-me Diácono em são Jose dos campos em 05.12.2009 e fui morar em Campinas, na Obra Social São João Bosco (Vida Nova) onde trabalho ate hoje.


Pude perceber nestes anos de caminhada que o descobrir-se é um grande passo para ser feliz em sua caminhada vocacional. E nesta descoberta encontramos falhas que são dolorosas para serem corrigidas e com o auxilio de Deus conseguimos concertar. Por este motivo escolhi como lema sacerdotal Jeremias 18, 6b: “como o barro nas mãos do oleiro, estou em suas mãos Senhor” (Jr 18, 6b). O barro por natureza tem muita impureza, e se o oleiro não retirar as impurezas antes de criar o vaso, ele pode quebrar durante a construção. Realmente é assim que se sinto. Nas mãos de Deus sinto forte, mas sozinho me sinto fraco por causa das impurezas que existem nesta argila. E no dia 04.09.2010 foi ordenado sacerdote pelas mãos de D. Hilário Moser na quadra do Oratório São Domingos Sávio de Piquete, onde tudo começou em minha vida.


Todos recebemos muitos dons de Deus para colocarmos a serviço do próximo. Eu fortaleço em mim o dom da musica através do canto. Sinto esse um grande canal que demonstra o amor de Deus por mim.


E você caríssimo, já pesou em sua vocação? Abra a cada dia seu coração a Jesus Cristo e pergunte a Ele o que quer que você faça para propagar o seu reino de amor. Peço a Mãe Auxiliadora que continue abençoando nossa congregação, pois ela me ensinou a ser bom e trilhar os caminhos de Jesus Cristo do jeito e do modo de Dom Bosco.





Pe. Vinicius Ricardo de Paula, sdb

Um comentário: