sexta-feira, 10 de junho de 2011

O chamado caridoso a vida


Quem é Esse que nos chama a uma vida íntima? Que nos fala ao coração, deixando que a nossa tranqüilidade se movimente para que seu plano aconteça? Quem é este que nos criou e nos escolheu desde o ventre de nossa mãe? Quem é?

Este Ser, que nos amou a ponto de dar seu filho único, em uma cruz, para que a nossa união fosse restituída com Ele, é nosso Pai, Senhor de ontem, de hoje e toda a eternidade.

Ser chamado a uma vida de “separados”, consagrados, não é motivo de vanglória para ninguém, é, antes de tudo, alegria e engajamento em um projeto salvífico, ensinado e vivido por Jesus Cristo.

Mas, afinal, o que é vocação? Já parou para pensar? Para que Deus te chamou? Qual é o seu projeto de alegria nessa terra? E você, jovem, casal, qual é o sentido de sua existência? Você está realizado em seu projeto atual? Quem é o diretor de sua vida?

Eu digo de todo o coração: o diretor de nossa existencia é Deus! Foi ele quem nos deu seu filho predileto, iluminado pelo Espírito Santo, para refazer a aliança, rompida por mãos humanas e nos orientar em caminhos seguros.

Quem aceita que Jesus é seu caminho, verdade e vida, não pode viver longe da verdade, da justiça e do amor. Nós temos uma arma que não é humana, mas divina: a oração. Meus irmãos, rezem sem cessar, pois, Paulo já nos disse: “Viver para mim é Cristo”. Se não vivo em Cristo para que vivo, ou para quem? Para mim? Glorifico a mim?

Ser vocacionado, ser chamado, é aderir a um projeto intersubjetivo, de doação, entrega. Os filhos do Rei vivem para SERVIR. Nosso Rei nos ensina a servir, cuidar e lutar pelos mais necessitados. Sabe por que muitas pessoas se sentem só, isoladas e sem sentido existencial? Porque vivem para si e morrem em um amor egoísta e individual.

Deus não nos chamou para ser isolados dos outros. Somos diferentes sim. Temos em nossa matriz o pecado da carne, porém, somos do Espírito. Jesus deixou naquela cruz, por mim e por você, todas as nossas culpas e misérias. Foi “mau-dito” por nossos antepassados, por inveja, ambição e poder.

De que vale uma vida se não está aberta para servir? De que vale ter dons, talentos, dados por Deus, é claro, se não vou ao encontro dos necessitados? Para que você existe? Porque Deus te criou?

Irmãos, Deus nos chama a vida. Vivemos em uma cultura de coisas. O celular, as roupas, os móveis de nossa casa, são coisas. Você não é uma coisa, sua vida muito menos. Portanto, não se use, não use as pessoas para seu prazer. Não confunda o servir com o aproveitar. Ame, não odeie. Vá, não espere que o outro dê o primeiro passo. E, a cada minuto de sua vida, dê graças a Deus, por ter enviado seu Espírito Santo para nos guiar nessa aventura humana.

Não se esqueça: Se Deus me criou eu tenho uma missão especial que é de minha responsabilidade. Observai os sinais! Tenha um diretor espiritual. Não deixe a Eucaristia, o santo terço, as práticas de piedade e a confissão. Seja um jovem no mundo, não para o mundo. “Praticai o que de mim aprendestes e recebestes e ouvistes, ou em mim observastes. E o Deus da paz estará convosco”... “Para os irmãos, paz, amor e fé, da parte de Deus Pai e nosso Senhor Jesus Cristo. Que a graça esteja com todos os que amam nosso Senhor Jesus Cristo, em fidelidade”. Não deixe de colocar seu comentário na página do Blog. Somos responsáveis pela evangelização por meio do testemunho. Um santo dia a todos.

Fábio Aurélio de Moraes, Sdb
@fabiosdb


Nenhum comentário:

Postar um comentário