quarta-feira, 8 de junho de 2011

Testemunho de Dom Hilário


Sou grato a Deus por me ter dado uma família profundamente cristã. Minha vocação nasceu no seio dessa família, que sempre incentivou minha vocação.
Entrei para o pré-aspirantado salesiano com 11 anos. Percorri com alegria e disponibilidade todo o currículo de estudos e de formação, sempre em sintonia com Dom Bosco e seus representantes.
Tornei-me salesiano em 1949 e padre em 1958. Formei-me em Teologia na Itália e depois lecionei essa matéria no Instituto Teológico Pio XI em São Paulo por quase 20 anos. Por seis anos fui Inspetor da Inspetoria Salesiana de São Paulo. Em seguida, chamaram-me para Roma como Diretor de um Instituto Internacional de Estudantes de Teologia. Em agosto de 1988 recebi a nomeação para Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, onde prestei serviço durante três anos e meio. Em 1992 fui nomeado Bispo Diocesano de Tubarão, SC, e ali exerci meu ministério durante 12 anos, quando renunciei à Diocese. Em 2005 retornei à Inspetoria de São Paulo, e aqui estou.
Que devo dizer de tudo isso? Digo duas coisas.
Primeiro: se eu nascesse de novo, retomaria o mesmo caminho salesiano e sacerdotal. Claro que tentaria fazer as coisas melhor do que fiz: em muitos pontos, quanta fragilidade! Seja como for, procurei servir como sabia e podia; ajudado pela força de Deus, penso que cumpri minha missão discretamente. Devo reconhecer que a misericórdia de Deus foi sempre grande.
Segundo: de modo particular agradeço a Deus pela graça da obediência em todos os momentos: sempre estive à disposição dos meus formadores e superiores; nunca lhes escondi minhas limitações, mas, confiando na confiança que eles depositavam em mim, sempre obedeci e tudo correu bastante bem. A obediência é a forma de viver a própria fé. Disso nos deu exemplo o próprio Jesus, que em tudo cumpriu a vontade do Pai, embora nem sempre isso tenha sido agradável: foi com sua obediência amorosa que Ele nos salvou. É isso mesmo!
www.domhilario.com
@domhilario

Dom Hilário Moser SDB
Bispo Emérito de Tubarão SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário